MEF

O local de partida para este passeio é o Museu Etnográfico do Freixial.




O Museu Etnográfico do Freixial (imagem no topo) nasceu de um longo percurso de recolha de objectos etnográficos por parte do Rancho Folclórico do Freixial e contou com a motivação e dedicação da população, não só na sua edificação, mas também na constituição do acervo, por meio de doações.


Antes da sua construção, parte do espólio encontrava-se disperso por locais pouco adequados à sua conservação. A ideia de restaurar e expor esse material etnográfico, levou à realização, em 1996, de uma exposição, numa casa antiga, cedida temporariamente. Os visitantes podiam apreciar a colecção inserida no seu meio natural (imagem à direita: visitantes na Casa de Fora).

 
 
Em 2000 e tendo em conta o sucesso desta iniciativa, optou-se pela construção de um edifício de traçado tipicamente regional e utilizando materiais característicos do século XIX. Há 10 anos, no dia 30 de Junho de 2002, o Museu Etnográfico abriu as suas portas ao público.




O Museu Etnográfico do Freixial é um espaço que oferece aos visitantes o contacto com o mundo ligado à agricultura e às actividades tradicionais, através da reconstituição de uma habitação rural, do final do século XIX. A casa assume-se, assim, como um museu vivo, onde se desvendam os mistérios da história de um povo e se perpetua a sua memória e identidade cultural.



Apresentando uma exposição temática, o Museu revive o dia-a-dia das gentes que sobreviveram numa economia de subsistência, em tempos difíceis, onde o ofício do carpinteiro era tão importante como o do ferreiro, do serrador, do pedreiro ou da tecedeira.


Esta instituição museológica foi idealizada para servir a comunidade. Destacam-se as visitas dos alunos de escolas dos vários graus de ensino, dos utentes de lares de terceira idade, de grupos ligados à etnografia, ao folclore e à museologia e ainda de famílias que incluem este local no seu roteiro turístico de fim-de-semana. Esta instituição museológica é ainda solicitada, com frequência, por investigadores que pretendem realizar trabalhos académicos nesta área.


O bilhete para esta autêntica viagem ao passado é gratuito.
_________________________________________


Horário:

Domingos: 14H30-18H00
Encerra nos feriados: 1 de Janeiro e 25 de Dezembro

Outros dias de visita por marcação:

Telefone e Fax: 244745600
Morada: Rua da Ratôa nº 9, Freixial – Arrabal 2420-023 Leiria


_________________________________________